Thursday, December 18, 2008

Comportamento reciclável

O homem que revolucionou a agricultura, que tornou habitáveis áreas anecumênicas e que aprendeu a lidar com o genoma para aprimoramento genético é o mesmo ser que produziu constantes crises do petróleo, que poluiu o ar, infectou o solo e pôs florestas abaixo. De herói a vilão, o comportamento humano o condena inimigo do planeta, ainda que sua essência aclame pelo contrário.

O motivo de tamanha dicomotia entre as ações humanas - que os impedem ocupar um lugar fixo diante da "lei da selva" - são o eterno confronto entre a sua natureza e seu agir - enquadrando-se na teoria do "bom selvagem" de Rosseau, que define o homem como ser essencialmente sensato, sendo corrompido pela sociedade.

Enquanto seres primitivos a ação humana limitou-se à caça e a coleta, lidando com recursos renováveis. Neste momento histórico em que a natureza do homem sobrepunha-se aos interesses de uma sociedade, o planeta nao se sentiu ameaçado - é verdade, porém, que a ação humana era puramente animal e majoritariamente instintiva.

A partir do momento em que foi criado um modelo econômico questionável sob o qual reinos buscavam supremacia a Terra começou a desarticular-se. Desde então, em nome de uma falsa riqueza o homem esgota suas reservas naturais. A procura por industrialização sufoca as camadas da atmosfera, queima todo o petróleo e derruba enormes florestas. E extasiados pela realidade virtual provocada pelos "podres poderes" ambicionamos destruir até a camada pré-sal.

Enterrados sob uma realidade de orgânico egoísmo, o homem abafa a sua própria natureza na busca pelo poder ilusório. Questiona até a si mesmo e a resposta para tanta estupidez está perto, no seu bolso.

[redação da unesp.]

6 Comments:

At 7:57 PM, Blogger Larissa said...

maisa, adorei.
vc manda muito bem irma =)
nao tenho nem o que dizer, vc deve ter reparado, que meus comentarios parecem até repetitivos, ams é pq relmente seus textos me deixam sem palavras :D

te amo!

 
At 12:19 PM, Blogger Marcelo de Freitas said...

mto boa a idéia mocinha, mto boa a abordagem, mas com alguns erros de concordância não muito ocmuns nos seus textos, de qualquer ofrma te daria 7,5 ou 8, kkkkkkkkkkkkkk
continue escrevendo, será muito competente, se já não é.
bjos

 
At 6:08 PM, Blogger karyne said...

Amiga torça por uma banca bem liberal preferencialmente aparentados do Fefe!
Claro que ficou ótimo, mas ficou ótimo para nós, você colocou seu pescoço em risco pelos moinhos de vento!

"No mais estou indo embora"!

 
At 6:17 PM, Blogger Marcelo de Freitas said...

acho que não, karine, acho que a banca não pode derrubar o aluno pela sua posição, desde que ele saiba defendê-la. não vão te derrubar não moicinha, kkkkkkk
bjoks

 
At 6:31 PM, Blogger karyne said...

Olá Marcelo, muito prazer!

Bom, o que eu quis dizer é que a banca pode não julgar essa uma "boa defesa", podem achar "ácida" demais ou não, eu não sei como eles realmente são, não disse que ela vai se sair bem ou mal eu só acho que ser neutro sempre é mais seguro embora mais sem-graça!
Tomara que você tenha razão e eles tenham realmente essa postura imparcial tal qual deveriam agir todos os outros órgãos públicos!

 
At 8:24 AM, Blogger Maísa Monte said...

Pois é, Marcelo, tive um erro de concordância muuiiito feio ali no final. Eu só percebi quando tava relendo a redação em casa. Que saco!!

 

Post a Comment

<< Home