Tuesday, October 07, 2008


O tal Brasil desenvolvido, a que sempre se referem, finalmente deu as caras por algumas horas neste último domingo (nada mais justo que 1 dos 365 dias do ano, seja marcado por uma característica 1ºmundista). As eleições, argumento batido da "alta tecnologia brasileira", foram marcadas por poucas filas e uma apuração extremamente veloz. E a grande heroína desta cena, sem dúvida, foi a urna eletrônica.
Utilizada para as eleições desde 1996, as urnas são a salvação para os mesários e motivo de desconfiança para alguns tantos eleitores. Há quem diga que torna as fraudes mais difíceis, impedindo o "voto formiga", no qual cédulas já marcadas eram entregues aos eleitores. Há, porém, quem acredite que nestas urnas o voto é mais suscetível a qualquer mudança "temperamental" da máquina e de quem a manuseie. E, apesar de divergências quanto a sua segurança, é (ou dizem ser) um ícone da modernidade nas eleições em todo o mundo - tanto que aqui, duas ou três horas após o término das eleições já temos candidatos eleitos.
E o famoso desenvolvimento nas eleições terminam por aí. De resto, temos grandes famílias permanecendo no poder (nenhuma referência a um certo prefeito de Cassi que ainda não "saiu" definitivamente), compra de votos, bocas de urna, ... . Inclusive as novas tendências para a confirmação da venda eleitoral são tirar foto pelo celular do voto (estilo tão desenvolvido quanto a própria urna) e, em algumas famosas favelas, levar crianças "ligadas" ao candidato comprador para a confirmação do mesmo. E, após as eleições publicamente desenvolvidas e internamente arcaicas é que vêm os piores problemas. Como já disse Montesquieu “Não é o vinho que está estragado. É a garrafa”.

5 Comments:

At 6:18 PM, Blogger Unknown said...

quero meu sorveteee! auishuiahsa
oooh máá super dentro da politica! :O

 
At 6:26 PM, Anonymous Anonymous said...

Adorei a citação do Mosquito!!! Ah olha, eleição é foda... mas pior sem ela, pode crer. Até mesmo pra voto facultativo teria um problemão de compra de voto - afinal, quem se motivaria a votar nos super-candidatos q temos?

 
At 7:42 PM, Blogger Larissa said...

maisa UEM, eu acredito!

 
At 10:18 PM, Anonymous Anonymous said...

Eleiçao eh uma das coisas que me deixam puta da vida, porque sei lá, devia existir uma lei que impedisse de votar quem nao é inteligente o suficiente pra saber a porcaria que ta fazendo quando escolhe um "cidadao" pra cuidar do lugar onde vivemos.. Mas ai eu lembro da coisa de "direitos tecnicamente iguais" para todos...
fala serio, o mundo real eh complicado demais.. por isso estou me mudando pra Konoha e me afiliando ao manga naruto..

 
At 7:33 PM, Blogger Maísa Monte said...

meninaaaa, não deixa eu te matar não, pelamordeDeus, pequena burquesa!!!

 

Post a Comment

<< Home