Wednesday, November 19, 2008

É tudo uma questão de ....

Algemados. É assim que nos percebemos diante da imprensa "atualmente". Dependendo dos jornais para situarmos no tempo e espaço, não raramente olhamos para o lado e só enxergamos o cabresto. Fomos domesticados!

A imprensa livre (ha-ha-ha) está afundada até o branco dos olhos em partidarismos, jogos de interesses e negligência. Noticiando apenas o que lhe convém, priva a nós, os "informados", de acontecimentos e informações relevantes para a realidade atual. Em meio à maior crise econômica dos últimos sessenta anos, o Jornal Hoje exibe receitas de alimentos, cartas ao papai-noel e/ou desfile da Victoria Secrets . Onde está nossa voz pra exigir informações imparciais? Está abafada pelo som alto de Créu, divulgado e praticamente empurrado guela abaixo sobre nós por esta mesma imprensa.

É certo, também, que nós estamos com o papel da mídia. Com a globalização, a internet, uma quantidade enorme de informações (verdadeiras ou não) é lançada sobre nós. Sem digerir, nos tornamos bancos de dados, cujas informações são números, tabelas, gráficos memorizados e mecanicamente repetidos. Sem criticidade, "levamos a vida antes que ela nos leve".

Amparados por uma imprensa vendida e uma consciência de papel, aprendemos a manter uma mente fechada, um raciocínio sem exercício. Somos máquinas (imperfeitas) das revoluções industriais que vivemos. Nos domesticamos!

8 Comments:

At 12:30 PM, Anonymous Anonymous said...

Ultimamente as questões que vem te incomodando nem passam pela minha cabeça! Só há um zuuuum! zuuum! zuuuum!

 
At 5:49 PM, Blogger Arena Corinthians said...

Maisa, assim vc deixa a sonia abraão e a marcia "gochimiti" sem ter o que faz\er...

A solução mais radical e eficaz para esse problema e outros, seria:

> o país ser destruido por uma guerra e juntos todos começar do zero;
>uma ditadura e censura violenta (sei q vc ficou brava ai , mas... :D). para que a imprensa aprenda que ela foi criada para representar a voz do povo e não intoxica-lo com informações senssacionalista e inrresponsavel dirigida a um jogo de interesse.

existem outras mais simples, ms brasileiro tem alergia a mudaças...

 
At 12:01 PM, Blogger karyne said...

A imprensa é realmente a nossa dose de diária de SOMA!

 
At 12:50 PM, Blogger Unknown said...

This comment has been removed by the author.

 
At 12:51 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu passo por aqui, mas ninguém nota...

 
At 5:05 AM, Blogger Marcelo de Freitas said...

acho que nem vou comentar mais a fundo, vou poensar mais no assutnto e, se me baixar um santo, tbm escrevo sobre isso no incendio
bjos.
parabens pelos textos, sempre mto bons

 
At 12:20 PM, Blogger Marcelo de Freitas said...

então "Isinha", mesmo que nossa idéia não resulte bons frutos, o que eu acho difícil, seu texto serviu, e muito, para levantar questionamentos sobre o tema. este, a meu ver, é o papel principal de um texto. Obrigado pela ajuda na desenvolver do raciocínio e espero que, logo logo, possamos publicar, aqui, no incêndio e aonde mais for necessário, nossos prós e contras sobre este assunto.
vai dar pano pra manga, kkkkkkkkkk

 
At 9:31 PM, Blogger Unknown said...

salve mah! continuo vivo :)

o marcelo me falou do papo de vcs sobre o assunto... adorei o que vc disse sobre as receitas de bolo do jornal, parece até que imitam os censores da ditadura.

tem razão nessas suas palavras. fomos domesticados, a imprensa não é livre, e nos noticia só o que convém. aliás, nós de fato não saímos da ditadura: vivemos agora a do mercado, que é muito mais difícil de se driblar do que a militar...

mas enfim, como vai a vida? o/ haha

beijo procê!, nos trombamos por aí

 

Post a Comment

<< Home