Wednesday, October 22, 2008



A declaração dos direitos humanos, que em 2008 completa 60 anos de vida paliativa, assegura categoricamente que a dignidade, a segurança, o trabalho, o lazer, a saúde, a cultura e a educação devem ser realidades inalienáveis a todos. A efetivação destes direitos, porém, não é constatada sequer nos países desenvolvidos. Diante deste paradoxo surge a indagação "o que ou quem nos garante estes direitos?".

Burocraticamente a responsabilidade de fiscalizar - e, quando necessário, punir os infratores - deve ser tanto da ONU quanto dos próprios Estados. O homem tem, portanto, seus direitos resguardados por uma organizaçao moralmente falida pela negligência e por chefes de Estado que não raramente são os primeiros a transgredir tais leis. As instituições que deveríam preservar a vida, sendo assim, só a multilam. Amparados por estes responsáveis, não é surpresa que Darfur e Irã escrevam diariamente uma história manchada de sangue.

A população, que deveria ser a garantia viva e prática da funcionalidade dos próprios direitos, porém, também não é. Seja pela falta de propagação dos artigos componentes da declaração (e, assim, desconhecimento do assunto pelo povo), seja pela passividade da sociedade, os direitos legalmente assegurados ao homem não são cobrados pela população que, alienada, vê a igualdade de dignidade como um dado ou estatística, e não em um direito construído com a convivência coletiva - que requer participação popular.

Deste modo, atualmente a declaração dos direitos humanos é apenas mais uma das leis não cumpridas e sem nenhuma garantia de efetivação. Uma mobilização social, no entanto, aproximaria a utopia da "conquista e ampliação" à construção de um mundo comum a todos.

6 Comments:

At 7:21 PM, Anonymous Anonymous said...

A prática das leis não faz parte da cultura brasileira. Se podes ver, repara, Continuam a jogar lixo nas ruas, utrapassar o sinal vermelho, sonegando, corrompendo.. Inflingindo a lei que por conseguinte exigimos que nos proteja. Era de se imaginar (infelizmente) que as declarações dos direitos humanos não passasse de leis não cumpridas uma vez que (muitas vezes) não reparamos que nem se quer concretizamos nossas responsabilidades portanto deveres; Além de alienados, como cidadões de papel nos esquecemos que faz parte da cidadania não só os direitos como também os deveres =)

 
At 7:59 PM, Blogger Maísa Monte said...

Só não é uma piada porque não tem graça nenhuma..

 
At 8:37 PM, Anonymous Anonymous said...

Estamos acostumados com a nossa "democracia lirica, imortalizada em paginas e paginas " (as apas não estã ocorretmente colocadas, mas no "mundo globalizado" (capitalista) nem tudo é como deveria ser msm)

voltando ao assunto não aprendemos que os direitos que vigoram em uma democracia não funciona quando os individuos de classe ressessiva (mendel) so se importam com a bolsa da "daslu"; para as classes heterogenica um tenis da "nike" celular de ultima geração, Tv de 42 P e por ultimo q não deve faltar CoCA-cola; classe "dominante" que sonha em ser igual as outras ao invez de pensar num mundo socialista, porém não as culpo. com tantos problemas pensar em revolução...
Pois aki tudo é aparência, onde quem passa dificudades, miséria e pobreza se enguadra na classe "dominate". [ calma que num é enguadrar de ir em cana, pois pobre trabalhador que rouba comida pra viver, apodresse no "xadrez" enguanto quem rouba sorrateiramente na nossa cara o país, esta de féria com a familia; na Disney não que é coisa de classe media brasileira,nos paraisos fiscais.]

depois desses comentario q so vc vai entender, talves. Maísa eu me pedir, me embaralhei e num sei onde parei. Até rimo.

vixxi numa redaçã ojá tinah levado zero por fugir do tema...etc... etc

so sei q é culpa do capitalismo.

e viva La revolução!!
:D

 
At 6:02 PM, Anonymous Anonymous said...

Os direitos humanos são referencias que nos inspiram a segui-los afim de conquistá-los. Isso é o que nos basta para entender...Ideal inatingível!Quem pode garantir a sua proteção é você, só voce. Eu acho que esses direitos não naturais,no sentido de que o homem não pode se adptar a eles normas ou regras, caso contrario todas as regras ou normas(note que inverti agora para mostrar a validade de uma lei matematica que a ordem dos fatores não alteram os resultados) serão insuficiente ou desnecessario ao desenvolvimento pleno do ser humano. Desculpe, eu só sei criticar e ser do contra. Antes estar dando um beijo na boca do que comentar esse blog. Sera que a layd vai ler? E você o que acha que ela vai ou não vai? Não há consenso entre as opiniões.
Obs: Para entender esse minha exposição ha q se ter um conhecimento previo em sociometria e filosofia do direito. Não consigo ter uma opnião formada,sabe?

 
At 6:03 PM, Anonymous Anonymous said...

samuel q disse ai em cima por ultimo pq anonimo é covarde!

 
At 11:29 AM, Anonymous Anonymous said...

Olá, gostei muito do seu blog. Meus parabéns.

Os direitos humanos não passam hoje de uma utopia, infelizmente e deixar para mais tarde a construção do mundo comum a todos nos deixe a nunca construir, devemos agir já e agora.

Beijos.

 

Post a Comment

<< Home