Thursday, October 16, 2008

Até que ponto somos responsáveis ?



A miss universo, representada pelo Japão em 2007, nunca foi tão ocidental - não que este evento represente tão bem os efeitos do plano Marshall, imperialismo norte-americano e a globalização. Mostrou seu país toyotista, grande potência econômica do finado oriente (hoje dia só há fronteiras entre México e Eua e Israel e Cisjordânia) e com a tradição milenar transformada em atrações de turismo. É o que acontece com a China e com os tigres asiáticos também...As elegantíssimas gueixas e seu pó-de-arroz, reduzidas a máscaras de papelão, deram lugar ao all star, burguer king e Madonna - não coincidentemente, ícones de todo o mundo.

Acabada a Guerra Fria com os EUA sendo declarados os novos donos do mundo, sua influência cultural foi ainda mais além do que seus exércitos e suas bases militares (infinitas): se transformaram nos ditantes de moda de todas as esquinas do planeta. Vimos, assim, a entrada de uma Carmem Miranda - modelo norte-americano. Surgiram também Marlyn, Madonna. Da Inglaterra, miguxa sempre presente, vieram Iron Maiden, Beatles. Deste modo, os países influentes inundaram em nós, segundo e terceiro-mundistas, uma cultura pop que substituísse a nossa própria cultura (Afinal de contas "Eu não quero passar jatobá, urucum na minha pele, mas se a tendência é ...."). Os países orientais, sempre muito fiéis ao passado (aparentemente) e pouco influenciados por nós "até então", adotaram a cultura de massa ocidental como forma de modernização e, quando chegou a globalização, ninguém se viu privado desta influência - querendo ou não.

A tradição, porém, muitas vezes leva consigo marcas muito anacrônicas, algumas até não condizentes com a própria situação vigente. Desta forma, as antigas gueixas eram submetidas até a situações torturadoras para manter uma idéia de tradição própria do povo: os pés forçadamente pequenos, a leveza e o equilíbrio dos movimentos de alguém que nunca fora tratado assim... surgem contradições no próprio funcionamento da tradição. Quando a insatisfação toma conta, é hora de modernizar. Eis que surge a grande dúvida, a modernização foi a cultura de massa? Obrigamos outras culturas a adotarem o nosso estilo de vida (aliás, estilo de vida deles. Nessas horas era pra eu estar correndo entre as matas com uma lança)?

E que a indagação fique como "a moral da fábula", para que, quem sabe, possamos responder a uma pergunta "Faz bem a rádio de Campo Grande tocar mais Tradição do que Madonna? Sabendo que Tradição é, de longe, uma tradição nossa..."

3 Comments:

At 9:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Duuude, cara, o jeito que o mundo eh todo igual me deixa com muita raiva.. Mas, quando eu conheci gente de outros paises, com outras culturas, por menor que tudo seja, a gente ainda mantem algumas particularidades culturais que nem mesmo percebemos, mas que sao completamente perceptiveis quando se está fora da bolha.. O jeito que cada uma das culturas se adapta a "globalizacao", ainda eh diferente.. o que ainda nos torna particulares em meio a mesmisse de princesas pops como Avril, Mc Donalds e outros..
Adorei o post.. tu tem potencial, dude..
Adoro o jeito que voce se aprofundo em sua propria filosofia..
saudades@

 
At 9:44 PM, Blogger karyne said...

This comment has been removed by the author.

 
At 10:59 PM, Blogger karyne said...

Olha, eu acho que a opinião da Lethícia que esteve fora conta mais e se ela diz que há suas diferenças vamos então concordar que nem tudo foi homogeneizado, mas essa não é a questão, o problema é que é como se por alguma força maior os povos desprezassem sua cultura e seus habitos e quisessem aborver o novo e moderno e igual, dessa forma mesmo que adequem os mcdonalds ao gosto local ainda assim é mcdonalds e seguiram o padrão em detrimento de qualquer outro tipo de alimento com proteínas e carboidratos...

Ou seja Mah você escreve muito bem e subliminar ou carregado seu texto ficou bom e ABAIXO A GLOBALIZAÇÃO!!

 

Post a Comment

<< Home