Tuesday, September 30, 2008

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara".

Em meio a tantas crises (cíclicas ou não) do capitalismo, dos governos, das economias e de todas essas "instituições" que criamos para um convívio "suportável", perdemos o foco da verdadeira crise que assola o grande homem moderno, dominador de tecnologias surreais. Protegidos por subsídios agrícolas, commodites, proteccionismo e políticas cambiais positivas (ou não), primeiro e terceiro mundo se vêem unidos em um mesmo mal (o único que, além da morte, não possui exigências e preconceitos): a cegueira.

E seguindo os passos de Saramago é que descrevo a doença. Temos multidões de seres pobres de afeto, que só se reconhecem nos trombões que o acaso lhe proporcionam. Seres cujo nome ou profissão não o distinguem dos outros, todos estão perdidos atrás de uma espessa camada de "mar de leite", que os impede de enxergar o próximo. E enfermos, voluntariamente ou não, nos afastamos da sociedade, à espera de uma cura que não vem.

Nosso maior mal não é a desvalorização de uma moeda, como o Zimbábue enfrenta, ou a maior crise desde 1929, como os EUA força o mundo a enfrentar, todos sofremos da carência de atenção. E a cegueira, a doença oficial da vida moderna, só atenua mais o individualismo em todos nós. Temerosos do que o contato pode causar, nos enclausuramos em grandes mansões (quando possível) e não raciocinamos que já estamos doentes.

Precisamos de olhos que vejam, bocas que falem, mãos que acarinhem para que, depois, possamos enfrentar o dragão da inflação e as sucessivas crises que hão de nos esperar.

5 Comments:

At 7:09 PM, Blogger Larissa said...

e ela insiste em dizer que quer ser como eu, irmãzinha, não se faça, essa frase é minha, e eu se eu to crescendo, é porque sigo o teu exemplo! e vc.. destrói da horas de escrever! jornalistas ou não futuramente, hemos de escrever juntas ;)

 
At 1:19 PM, Anonymous Anonymous said...

Apoio total à declaração!!

 
At 6:37 PM, Blogger karyne said...

É amiga cê tem o dom!
Você transformou em palavras tudo o que senti ao ler o livro, mas descreveu com uma riqueza de comentários e intertextualidades, que eu jamais conseguiria, sr. Zanini!!
Parabéns!

 
At 7:33 PM, Anonymous Anonymous said...

Prometa que nunca deixará de escrever! Quando crescer quero
aprender a escrever bem como
você (: Não abandone o blog, adoro
seus posts!

 
At 2:08 PM, Anonymous Anonymous said...

dude, voce tem o dom..
Quase me faz querer desistir de Jornalismo..
Porque com pessoas como tu por ai, o que seria de alguem que soh escreve bosta sem noçao de nada?
Nao deixe de escrever..
Seu blog tem posts bons pra caralho..

 

Post a Comment

<< Home