Friday, September 26, 2008

Se a tendência é fazer vestibular ..




Não que seja surpresa a alguém, mas este ano não é, decididamente, o mais memorável da minha vida. Nada contra quem goste de passar os dias com a pressão de um vestibular pela frente, sabendo que não há vagas a todos -e, principalmente, que "os outros" (sempre eles!!) estão estudadno mais, porém cansei de "brincar de darwinismo social".


Contra todos os meus princípios (ha-ha) torço para um conservadorismo cada vez maior em relação a tudo que possa ser cobrado em um vestibular, e nao é pouco. Fungos, parem de liberar ergotomina. Algas, não façam fotossíntese. Taenias, arranquem suas ventosas. A biologia moderna com seus "multi" e "pluri" celularismos não tem mais a graça que tinham. Índia, ceda logo a Caxemira! E todo poderoso EUA, pare de construir bases militares mundo afora - principalmente nessas ilhas à esquerda do nada. Cada mudança é um fato a mais a decorar (quer dizer, "aprender didaticamente com Paulo Freire" ¬¬) e pode ser cobrado o que era cobrado antes, o que é cobrado agora e, no ritmo de "evolução" que o vestibular (personificado quase) avança, serão cobradas as tendências para o futuro.


E, como se não bastasse decorar tudo isso que eu não decorei, fazer todos esses exercícios que não fiz e ler àquela revista que comprei (e não li), ainda há o desgaste psicológico de escolher o curso - nem falo no de$ga$te financeiro, hein! Oscilando entre a matéria amada, as "tendências" (lá vem elas de novo!!) do mercado, o retorno financeiro, o reconhecimento profissional, (...), há de se escolher o curso certo para um futuro brilhante (e menos do que isso é falta de ambição...). E de engenharia da pesca à têxtil, há uma infinidade de opções que, paradoxalmente, não se encaixam com praticamente nenhum perfil.


Soma-se a isso a paranóia genética de alguém com 17 anos (no meu caso, 16), que além de dramatizar mais a situação já dramática, precisa corresponder às expectativas dos pais, professores, avós, tios, madrinhas, colegas, animais de estimação, faxineira da vizinha, bichos de pelúcia, amigos imaginários e a si mesmo, nesta ordem der relevância.


Aí está o perfil psico-social-educacional-político-ambiental (?) da pessoa que vos fala.


(Detalhe que até pra vestibular já existe livro de auto-ajuda!!!!)

2 Comments:

At 1:02 PM, Blogger Marcelo de Freitas said...

mto bom o texto, menina.
acho que me encaixo com precisão nele também, já que aderi à vida de concurseiro. andam dizendo por aqui que, nesse contexto o CESPE (entidade que elabora a prova de vestibular da UnB e várias provas de concurso) já é outra fonte do direito - junto com a lei, a jurisprudencia e a doutrina. personificaram nossos problemas, kkkkk
sucesso no blog, tomara que de mtos frutos, digo, bufalozinhos
bjos

 
At 3:11 PM, Anonymous Anonymous said...

ATÉ QUE ENFIM!! UM TEXTO QUE EXPÕE NOSSA REALIDADE, QUE ALIÁS É INCRÍVEL. VOCÊ TEM UM DOM!!!!

 

Post a Comment

<< Home