Tuesday, November 04, 2008

O céu não é o limite!

O processo de globalização, iniciado ainda no século XV com as Grandes navegações, encontra-se no contexto atual em seu auge. Os três oceanos que dividiam a Terra em seis continentes se tornaram pontes de integração política, econômica e social entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos - nesta ordem de dominação.

A aglutinação do globo feita de forma dominadora pelos países ditos de 1º mundo trouxe uma manutenção da dependência econômica dos países 3º mundistas. As multi e transnacionais asfixiaram a indústria nacional frágil do hemisfério sul, de modo que os produtos de consumo sejam os mesmos em todas as esquinas do mundo. E a criação de bolsas de valores, símbolos majoritários da globalização, atrela diretamente todos os países em uma única negociação - na qual quem possuir o maior poder de barganha, lucra.

A Islândia, por exemplo, que é um vulcão com uma bolsa de valores construída, mostrou ao mundo que a Teoria do Caos (salmo 21 da bíblia globalizada) funciona muito bem, obrigada. Com o início da crise norte-americana, o valor internacional das ações islandesas caiu mais de 100% em um dia. A constatação da impotência financeira de um país diante da crise do outro é, deste modo, imediata.

E um isolamento desta globalização pode ser ainda mais prejudicial. Cuba, que ainda se diz socialista e é boicotada mundo afora, sofre com arcaísmos em diversos setores da sociedade. A ausência de indústrias desenvolvidas abstem o país de tecnologias comuns em qualquer outro país do globo.

É, portanto, nítida a relação de dependência insana que foi riada entre "as aldeias" de todo o mundo. Reféns da globalização e filhos de pátria nenhuma, torcemos para uma borboleta não bater as asas na China porque segundo a Teoria do Caos o tufão seia produzido aqui (e nós é que pagaríamos a conta).

2 Comments:

At 6:11 PM, Blogger karyne said...

Concordo com sua "tiatier" ficou ótimoooooooooooooooooo!

Entretando acho que são críticas bem nítidas e agressivas, e domínio do conteúdo ninguém discordaria que você tem em sobra!

Sutís sutilezas, o texto ficou bem coeso e concisso!

Te "todos os sentimentos bom"!

 
At 3:05 PM, Anonymous Anonymous said...

CARAMBA TODA VEZ QUE LEIO ME ARREPIO, PARABÉNSSSSS!!^^ FICOU REALMENTE MUITO BOM. VC TEM UMA ÓTIMA VISÃO E SUAS ASSOCIAÇÕES SÃO CRIATIVAS E ORIGINAIS. VIREI SEU FÃ, QUANDO CRESCER QUERO ESCREVER COMO VOCÊ!!!!XD~
KISSES E BYE...

 

Post a Comment

<< Home