Sunday, September 24, 2006







Arte. Quando Deus criou a arte ele não estava com preguiça nem com dor-de-barriga. Imagino eu que ele criou a arte para ser a personificação da beleza, mas tenho minhas dúvidas quanto à culinária. Sim, é muito gostoso, mas não posso dizer que é belo. Artes plásticas, artes cênicas, cinema, dança, música, literatura, fotografia... sim, sim, não há coisa mais valiosa no mundo do que a arte, meus amigos.
Criada ainda no Paleolítico vêm nos acompanhando ao longo do tempo, firme e forte, ajudando o homem a 'aguentar o tranco'. Acreditava-se que as pinturas nas cavernas eram uma forma de comunicação com os deuses, pra se ter uma noção do status da 'coisa'. Conforme o homem foi ficando mais metidinho, a arte foi o acompanhando, sempre ao lado. Arquitetura grega, aquedutos romanos... Roma, Roma, Roma... Sempre quando falam de arte vêm à mente a bela cidade de Roma. Durante muito tempo foi o centro cultural do mundo e as mais belas obras de artes renascentistas estão guardadas lá, pelas garras da temida I.C.A.R. (é essa sigla?) que 'fazia' esculturas de ouro...
Os tempos são outros, a pobre Igreja está na rua da amargura, o ouro já não é tão abundante assim... Mas a arte continua significando muito na vida das pessoas, com, ou sem ostentação.

Há certos 'matematicozinhos' que saem dizendo por aí que arte é coisa pra gente fresca, sensível demais e 'baitola'. Não vou mentir que homem que gosta de arte não é suspeito, mas a arte merece ser respeitada pelos que não a dão todo o valor que merece.
Hoje mesmo abri o wikipédia para ver as novidades do mundo e tinha uma foto do Muro de Berlim, estava comentando sobre a Guerra Fria, mas o que chamou minha atenção foram as imagens em grafite que fizeram. Muito bom, muito bom, muito bom...

Devo ter falado um monte de besteira, estou preocupada com o simulado amanhã, comprei uma TV, fico babando por obras de arte, mas o caso é que quis transmitir a idéia de que 'foda-se' se você não gosta de arte, respeite quem gosta, porque quem é artista, de verdade, merece ser aplaudido de pé.




0 Comments:

Post a Comment

<< Home